Teses, Dissertações e Monografias

ALMEIDA, Maria Inês de. Ensaios sobre a literatura indígena contemporanea no Brasil. São Paulo: PUC-SP, 1999. Tese de doutorado inédita. Orientação Amálio Pinheiro.

***

Koxuk, a imagem do yãmîy na poética maxakal –  (download/visualizar)
Tese de Douratorado

Partindo da experiência de escrita e produção de livros com os professores maxakalis em formação no Programa de Implantação das Escolas Indígenas de Minas Gerais (PIEIMG) e no curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) da UFMG, realiza-se aqui uma investigação sobre a imagem na literatura dos tikmû’ûn. Com base num dos aspectos centrais da espiritualidade maxakali – a transformação do koxuk (imagem, alma) em yãmy (canto, espírito) após a morte – e em outras manifestações artísticas e rituais, conectadas ao pano de fundo mitológico, reconhecemos no trato da imagem uma das potências responsáveis pela criação e preservação de suas formas poéticas. A tradução é um aspecto fundamental na produção desta literatura, visto que, falantes de sua língua ancestral (o Maxakali), os escritores tikm’n realizam, em parceria com não-indígenas, a transposição para a língua portuguesa, não só de suas narrativas, mas também de seus cantos tradicionais.

BICALHO, Charles Antônio de Paula. Koxuk, a imagem do yâmîy na poética maxakali. Tese de doutorado apresentada à Faculdade de Letras da UFMG. Belo Horizonte, 2010.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: